quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Livros sobre o Holocausto #1

O holocausto foi o extermínio, pelo governo nazista, de judeus (em sua maioria), socialistas, Testemunhas de Jeová, homossexuais, negros e outros grupos étnicos, sociais e religiosos.
Para você que quer saber mais sobre o holocausto, segue abaixo uma lista de livros sobre esse episódio, não menos triste, da nossa história: 

1 - As meninas do quarto 28
As Meninas do Quarto 28
Autor: Hannelore Brenner 
Sinopse: Muitos prisioneiros judeus passaram pelo campo de concentração Theresienstadt, uma cidade de faz-de-conta, encenada para desviar a atenção da imprensa e da Cruz Vermelha Internacional. Ali, no Quarto 28 do Abrigo para Meninas, moraram 60 crianças das quais somente 15 sobreviveram. Suas histórias, mescladas com fatos históricos e anotações do diário de Helga Pollak, desenhos infantis feitos durante aulas de desenho secretas e poesias escritas em álbuns de recordações, nos convidam para uma caminhada por Theresienstadt. 

2 - A Lista de Schindler
A Lista de Schindler
Autor: Thomas Keneally
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto o regime nazista enviava milhares de prisioneiros aos fornos de Auschwitz, o industrial alemão Oskar Schindler abrigava centenas de judeus em sua fábrica, de onde ele finalmente os transferia em segurança para a Tchecoslováquia. Um lugar na lista de Schindler significava a única chance de sobrevivência para um prisioneiro judeu. Oskar Schindler, o herói do Holocausto, é retratado de modo inédito e comovente pelo romancista Thomas Keneally, que passou dois anos entrevistando sobreviventes beneficiados por Schindler em sete países: Austrália, Israel, Alemanha Ocidental, Áustria, Estados Unidos, Argentina e Brasil. Escrito com paixão, mas também com absoluta fidelidade aos fatos, o autor realizou uma espantosa recriação de um episódio histórico, narrado com toda a ênfase de uma ficção.

3 - O pianista
O Pianista
Autor: Wladyslaw Szpilman
Sinopse: Neste livro, Szpilman, jovem e talentoso pianista, recupera suas memórias e as de seus parentes no gueto de Varsóvia, durante a Segunda Guerra. O autor narra a deportação e morte de toda a sua família, construindo um documento emocionante sobre o Holocausto.

4 - Escondendo Edith
Escondendo Edith
Autor: Kathy Kacer
Sinopse: Escondendo Edith mostra o drama de uma garota judia de seis anos que precisa enfrentar os horrores da Segunda Guerra Mundial. Edith Schwalb tem apenas seis anos quando Hitler invade a Áustria. De repente, a garotinha se vê obrigada a deixar uma vida confortável em Viena para entrar em uma rotina de fugas e incertezas. Primeiro, sua família se muda para a Bélgica, mas é perseguida e foge para a França. Lá, o pai de Edith é preso pelos nazistas e enviado a um campo de concentração. Perante a difícil situação, a mãe de Edith resolve enviar seus filhos caçulas, Edith e Gaston, para um abrigo na cidadezinha de Moissac, que acolhe crianças judias. Todos os cidadãos de Moissac guardam o segredo das crianças. A casa é dirigida pelo casal Shatta e Bouli Simon, que ensina às crianças técnicas para sobreviver. Apesar de muito nova, Edith se depara com perguntas difíceis. Por que sua mãe a abandonou? Ela não a ama? Será que eles estão mesmo seguros em Moissac? Em quem confiar? Escondendo Edith tem o objetivo de mostrar os horrores do Holocausto para as crianças, para que episódios como este nunca mais voltem a acontecer.

5 - As mulheres do nazismo
As Mulheres do Nazismo
Autor:
 Wendy Lower
Sinopse: Consultora do Museu do Holocausto, a norte-americana Wendy Lower mostra, em As mulheres do nazismo, como uma geração de jovens alemãs – enfermeiras, professoras, secretárias, entre outras – anestesiadas pela propaganda hitlerista e movidas por um fervor nacionalista doentio enxergaram o nazismo como uma opção profissional ou quase matrimonial e colaboraram com o regime, sem vislumbrar os horrores que viriam depois. No livro, que foi finalista do National Book Award e ganhou destaque na imprensa internacional, Lower tenta decifrar o que levou tantas mulheres a se transformar em assassinas durante a Segunda Guerra Mundial, revelando uma faceta pouco conhecida do conflito.

0 comentários:

Postar um comentário